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Redes Sociais: A mudança de paradigma da Comunicação e o nascimento de uma nova profissão

30 de Junho de 2022Isabel Henriques

Redes Sociais: A mudança de paradigma da Comunicação e o nascimento de uma nova profissão
Desde 2010 que 30 de junho é o Dia Mundial das Redes Sociais. Mais de metade da população utiliza as plataformas, sendo que o Facebook é o rei das plataformas digitais com 2,9 mil milhões de utilizadores ativos. São dados do site ´Datareportal`, que revelam também que o WhatsApp é a plataforma com mais utilizadores em Portugal. Segue-se o Facebook, e o Instagram completa o pódio.
As redes sociais já fazem parte da nossa rotina diária e o mesmo estudo indica que um utilizador de internet passa cerca de 2h30 numa qualquer rede social.
Inicialmente, as redes sociais funcionavam como uma forma de conexão entre pessoas. Quando a partilha de informação e a comunicação a partir de qualquer lugar e a qualquer hora ficou mais fácil, houve um acréscimo do número de utilizadores.
 
O Boom na pandemia
Nos últimos dois anos e meio deu-se o boom. Muitas pessoas nem tinham redes sociais e aderiram devido à pandemia. Foi a forma encontrada para contornar o isolamento social a que nos vimos obrigados de um dia para o outro. A forma encontrada para continuar a comunicar, mas não só.
O consumo virtual aumentou e, nas redes sociais, foram surgindo cada vez mais empresas a divulgar ou a vender os respetivos produtos. Rapidamente perceberam que estas novas plataformas eram um veículo eficaz para melhor interagir com clientes ou com potenciais clientes. Quem já tinha a sua empresa numa qualquer rede social intensificou a forma de chegar ao consumidor e as redes sociais passaram também a ser uma forma de Comunicação Empresarial.
No entanto, o sucesso de um negócio e de uma empresa não é tão imediato como o imediatismo que caracteriza a plataforma social. Não basta fazer uma publicação com o que se pretende vender ou com a mensagem que se pretende passar. É preciso definir a rede social adequada ao mercado de determinada empresa e neste aspeto há que ter em conta o estilo de comunicação e, claro, o publico alvo. É necessário planear e produzir conteúdos originais que suscitem o interesse e promovam a interação com o seguidor. É preciso estratégia no planeamento de campanhas online.
E quem é que tem este papel cada vez mais importante na vida das empresas? O Gestor de Redes Sociais ou Social Media Manager.
 
Social Media Manager: a profissão dos novos tempos
Nasceu assim uma nova profissão no mundo da Comunicação.
Há pouco mais de uma década ninguém imaginava que o Social Media Manager iria ser uma profissão ou o trabalho do futuro. Atualmente, em Portugal, uma empresa, seja qual for o seu nicho de mercado, está presente numa rede social. E nos seus quadros já têm profissionais dedicados a fazer a gestão das suas redes sociais.
Quem não tem recorre a outras empresas que têm a responsabilidade de fazer essa gestão para os seus clientes. E como o digital, as redes sociais também passaram a fazer parte do nosso dia-a-dia. Há meia dúzia de anos que se tem verificado uma forte aposta nesta área, também ao nível da formação académica. Os cursos de Social Media, que dão possibilidade de se trabalhar como Gestor de Redes Sociais, chegaram… para ficar.  
A profissão, que ninguém imaginava poder vir a existir, está cada vez mais implantada no mundo, porque uma coisa é certa: gerir uma plataforma social é muito mais que partilhar ou publicar conteúdo online.  
Sem margem para dúvida, as redes sociais trouxeram uma mudança de paradigma da Comunicação e, consequentemente, uma mudança clara do paradigma das empresas!