Blog

The ever-changing world of communication

A Importância da Presença Digital no mundo das marcas

24 de Abril de 2017Aldara Rodrigues

Vivemos numa era em que tudo o que se passa, passa pela Internet. Hoje, todos somos produtores de conteúdos.

O mundo digital permite uma liberdade nunca antes sentida. Seja num blogue, nas redes sociais ou nas comunidades digitais, todos podemos ter um papel ativo e crítico na sociedade.

Tendo em conta este novo paradigma, podemos afirmar que as marcas que queiram chegar aos seus consumidores devem estar presentes nas plataformas online. É uma exigência? Não. Mas é uma necessidade.

Quem não está online é como se não existisse. Parece um extremismo, mas é verdade!

81% dos consumidores recorrem à Internet antes de efetuar uma decisão de compra. Seja para obter informação sobre um produto, seja para ler testemunhos e criticas, a Internet é o meio escolhido para na hora de decidir se vale a pena ou não fazer determinado investimento.

Para garantir que chegam aos seus potenciais clientes, as empresas não só têm de estar presentes no digital como devem entregar informação útil e relevante, do ponto de vista do utilizador.

A verdade é que não basta estar online.

Sim, aparecer nos motores de pesquisa e ter presença nas redes sociais tem muitos pontos positivos, é um facto. Mas a verdade é que, a partir do momento em que uma marca se expõe, está sujeita a todas as críticas: as boas, as más e as péssimas!

Se pensarmos numa era pré-Internet (que não foi assim há tanto tempo), quando havia uma reclamação, fazia-se um registo da situação, compensava-se o cliente e, à partida, a situação ficava por ali.

Hoje, as coisas processam-se de forma completamente diferente. Uma crítica negativa no Facebook, por exemplo, pode levar uma marca a entrar em crise. E nem é preciso uma crítica para existir crise! Se a comunicação não for bem-feita, não estiver adaptada ao público e não se enquadrar no chamado ‘politicamente correto’, um simples post pode desencadear uma onda viral de sentimento negativo. E isto é tudo o que se quer evitar.

A acontecer uma crise, a mesma terá de ser gerida e, de preferência, por profissionais. Mas o ideal mesmo é que esta situação nunca chegue a acontecer. Acredite, uma crise digital é tudo o que as marcas querem evitar!

E é com base em todos estes paradigmas associados à presença digital que uma nova força surgiu: os profissionais das redes sociais. Eles são peritos em estudar audiências, em saber os melhores horários para as marcas publicarem e estão sempre a par de tudo o que é dito. A par disso, sabem, de antemão, os conteúdos que devem ser divulgados, como o devem ser e em que plataformas.

É importante que as empresas com presença digital tenham, consigo, uma rede de profissionais internos ou externos, que lhes permita seguir as melhores práticas existentes e fazer do digital um canal de sucesso e não de dores de cabeça!

Portanto, se quer realmente atingir novos patamares através da Internet, saiba que é possível! Tem muito mais probabilidade de ser encontrado por potenciais consumidores e, portanto, mais oportunidades de vender.

51% dos utilizadores de smartphone já descobriram novos negócios através de uma pesquisa online!

Portanto, sim, é importante estar presente online mas, essa presença tem de ser bem construída. Procure os melhores especialistas, reúna a equipa certa e avance. Tem muito para ganhar!


Fonte dos dados estatísticos: https://www.hubspot.com/marketing-statistics