Blogue

O mundo da comunicação em constante mudança

Podcast: Uma tendência na comunicação

09 de Novembro de 2023Bruno Bento

Os podcasts estão cada vez mais na moda. O formato do podcast assemelha-se a um programa de rádio, que pode ser ouvido a qualquer hora e em qualquer lugar e pode ser visto nos telemóveis, tablets ou nos computadores.
E porquê que as pessoas ouvem podcasts? A resposta é simples: Para relaxar, para se distraírem, para se concentrarem e sobretudo, para se informarem. Existem formatos sobre vários temas: Notícias, Economia, Política, Desporto, Humor, entre outros.

Segundo o último relatório da Reuters, o podcast está em expansão nacional. Em Portugal, pelo menos 38% das pessoas que ouvem podcasts já compraram algo, influenciados pelos conteúdos destes formatos.
As marcas estão cada vez mais atentas ao poder dos podcasts.  Tendo em conta, o “Europe Digital Audio Advertising Report 2023” produzido pelo GroupM Nexus, organização de marketing de performance, 66% dos anunciantes prevê investir mais em áudio branding nos próximos 12 meses.
Para além do interesse das marcas no formato podcast, as empresas de comunicação portuguesas também apostam forte neste mercado. É o caso do Grupo Renascença Multimédia, o Público ou a Impresa que anunciaram recentemente novas propostas para os ouvintes deste formato.

O paradigma está a mudar. O som ganha cada vez mais consumidores e compete com a imagem e vídeo dos jornais, da televisão e das redes sociais. Termino com a sugestão de dois podcasts: Extremamente Desagradável, a rúbrica de humor de “As Três da Manhã” da Renascença e o Final Cut, podcast de desporto da Sports Tailors.
A nível internacional sugiro o podcast “The Late Show Pod Show”, com o apresentador e comediante Stephen Colbert e o podcast “Needs a Friend” apresentado pelo comediante americano, Conan O´Brien.