Blogue

O mundo da comunicação em constante mudança

Verdade de La Palice: equipas motivadas são mais produtivas

21 de Dezembro de 2021Rita Ferreira

Dos maiores desafios de uma empresa é construir equipas coesas, unidas, com sentido de cultura e produtivas que trabalhem para um propósito comum – o de fazer o caminho para o sucesso de qualquer empresa e negócio.

É necessário que os líderes estejam permanentemente atentos às capacidades de cada elemento da equipa, às suas diferenças, mas também às suas semelhanças. Devemos olhar para um todo, mas antes devemos ter a capacidade de olhar de forma isolada, para cada uma das pessoas. Porque só extraindo o que têm de melhor e sabendo quais as suas fragilidades é que conseguiremos trabalhar de uma forma mais equilibrada e eficaz. Aliás, é muitas vezes nas diferenças que nos encontramos, melhor trabalhamos e promovemos a mudança.

Para que isto aconteça precisamos naturalmente de uma metodologia que seja coincidente com o que queremos conquistar com a equipa – a dita união, coesão e capacidade de trabalho produtiva. Precisamos comunicar com as nossas equipas. É essencial!

A escuta ativa e a transparência

Precisamos ouvir os nossos colaboradores, naquilo que é a comunicação verbal e não verbal, permitir uma cultura mais aberta e transparente onde cada um possa partilhar as suas opiniões e ideias para que se sintam parte da organização. Estaremos a contribuir para uma cultura mais unida e onde todos sentem que fazem parte.

A colaboração e o respeito

Colaborar significa envolvermo-nos nos processos de trabalho, nos projetos em curso, nas ideias novas, sendo necessário o compromisso num todo, sabendo claramente qual o objetivo comum e o que cada um deve fazer para o sucesso da equipa. Para que isto seja possível, o respeito é essencial. Perceber as valências com que cada um pode contribuir para o trabalho colaborativo e respeitarmo-nos nas diferenças e semelhanças. Só assim conseguimos trabalhar em equipa!

A importância do reconhecimento

Sermos reconhecidos pelo trabalho que fazemos é essencial para a motivação do colaborador e de uma equipa. Temos tendência para mais rapidamente criticar, julgar, em vez de parabenizar, reconhecer. E se não fizermos, não estaremos a contribuir para o que queremos – equipas fortes, felizes, motivadas e produtivas!

Em suma, uma liderança atenta e humanizada promove resultados, contribui para o caminho da felicidade dos colaboradores, da sua produtividade e para o sucesso das empresas!