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O mundo da comunicação em constante mudança

O fenómeno dos influenciadores digitais

17 de Abril de 2019Tânia Esteves

O termo influencer, ou influenciador, não chegou, de todo, com o aparecimento das redes sociais, na realidade diversas personalidades - como atores, músicos ou desportistas - podem ser consideradas como tal. O que as redes sociais trouxeram foi um novo tipo de conceito: os influenciadores digitais.

Bloggers, instagramers e youtubers passaram de pessoas anónimas a criadores de conteúdos, seguidos por comunidades de fãs gigantescas. Este fenómeno chamou, obviamente, a atenção das marcas, que olham, e bem, para os influenciadores como veículos de informação para as suas audiências e, consequentemente, futuros compradores.

Os influenciadores como porta-vozes das marcas 

Obrigatoriamente, este recurso deve fazer parte da estratégia de comunicação de uma empresa que valorize o marketing de influência e que pretenda acompanhar a evolução e as tendências atuais, de forma a transportar o seu negócio para um outro nível.

“Usar” influenciadores digitais, uma profissão já consolidada, está a marcar a história da comunicação/publicidade. As novas gerações estão totalmente enraizadas, confiam nas avaliações das personalidades que seguem, comentam com os seus familiares, colegas e amigos os artigos e espaços que observam, avaliam e partilham as suas opiniões nas próprias redes sociais. 

Por fim, mas não menos importante, é pedido aos influenciadores digitais que tenham a capacidade de aproveitar positivamente as suas características e fortalecer a lealdade do consumidor em relação a eles e, consequentemente, à marca que estes promovem. Sendo que, a marca deve optar sempre por alguém que tenha um target adequado ao seu público-alvo.

Este fenómeno, que tem impacto na notoriedade de uma marca e que influencia na decisão de compra, é algo demasiado importante que as empresas não podem, nem devem, ignorar!